top of page

Você sabe o que é o Dry Needling?


O Dry Needling, conhecido também como “Agulhamento à Seco”, é uma técnica que se utiliza de agulhas de Acupuntura para desativar fibras musculares tensas que geram dor.Na técnica de Dry Needling, o conhecimento mais importante encontra-se na anatomia e fisiologia muscular e na compreensão da formação dos “pontos-gatilho”.


Os “ponto-gatilho” ou miofasciais são regiões do músculo que por algum motivo estão sendo mal irrigadas de sangue, formando assim nódulos enrijecidos, perfeitamente palpáveis com as pontas dos dedos. Essa situação pode ser ocasionada por má postura, excesso ou falta de atividade física ou ainda por estresse emocional. Quando realizamos um estímulo na fibra muscular onde se encontra o ponto gatilho, o sangue que anteriormente não chegava até ela, volta a circular, desfazendo assim o nódulo de tensão.


Este estímulo pode ser realizado através de massagem, colocação de eletroterapia e no caso do Dry Needling, colocando-se agulhas de acupuntura no ventre do músculo acometido.Quando a agulha de acupuntura causa “micro-rupturas” nas fibras musculares, é enviado ao sistema nervoso central um estímulo de cicatrização, que automaticamente envia sangue ao local do agulhamento, melhorando a circulação e oxigenação local, causando o relaxamento da musculatura. Além disso, a fibras tensas são desativadas pelo próprio estímulo mecânico da agulha.


Acupuntura x Dry Needling


Na verdade, as únicas semelhanças entre a Acupuntura e o Dry Needling se encontram na utilização do mesmo tipo de agulha e no efeito mecânico que a mesma exerce sobre o músculo, aumentando a circulação sanguínea.


Na Acupuntura, mesmo quando se deseja tratar a dor muscular de um paciente, há que se ter um cuidado especial na avaliação dos órgãos e vísceras, para saber se a disfunção muscular, considerada superficial pode ou não ser causada por uma disfunção energética interna, considerada profunda.Por exemplo, uma Deficiência do Sangue do Fígado pode causar dor muscular com presença de pontos gatilho, porém, se apenas introduzirmos uma agulha no ventre do músculo envolvido, apesar de conseguirmos obter um relaxamento do mesmo, a causa principal do problema não será resolvida.


Neste caso, além da utilização de pontos no local de dor, há que se usar pontos que tonifiquem o Sangue do Fígado. Caso contrário a melhora do paciente se dará somente no dia da sessão, voltando a aparecer nos dias subsequentes.


De uma forma geral, somos levados à pensar qual o Objetivo da Acupuntura e qual o objetivo do Dry Needling. A Acupuntura visa o reequilíbrio energético através da harmonização do funcionamento dos órgãos internos, e com isso é capaz de melhorar dores sejam estas musculares ou não, além de outras muitas doenças.


Já o Dry Needling visa diminuir a dor muscular que angustia o paciente.Sendo assim, podemos dizer que o Dry Needling é um excelente recurso na diminuição e até mesmo na cura de algumas dores musculares, desde que nenhum órgão interno esteja emergeticamente acometido, e deve ser sempre utilizada en casos de tensão.Contudo, um terapeuta que realiza apenas o Dry Needling, jamais poderá ser considerado um Acupunturista, que por definição, sempre fará a avaliação dos Zang-Fu(órgãos e vísceras) de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa.

FONTE: Facilitando Acupuntura


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
...
bottom of page