top of page

Salto alto e bolsa pesada podem causar das dores na coluna

Toda mulher, ou quase todas não dispensam o uso do salto alto o dia a dia. Postura correta, um andar elegante em dia. Mas o que muitas não sabem, é que o uso frequente do salto alto pode trazer malefícios. Assim como as bolsas, por exemplo.

É comum vermos a discussão entre o uso e o não uso de acessórios, principalmente para mulheres. Com a evolução da moda, as bolsas têm ficado cada vez maiores e pesadas, enquanto os saltos, de diferentes formatos e mais altos. O aumento do peso e da altura coincide também com o aparecimento de dores nos membros superiores e na coluna.

O que fazer? O não uso da bolsa ou fazê-lo da forma correta?

Segundo o ortopedista e traumatologista Adalberto Caveari da Policlínica Centrodador.com, o correto é usar a bolsa com o menor peso possível e não deixá-la sempre do mesmo lado do corpo. A compensação do peso evita o desgaste que causam as dores articulares. “O ideal mesmo é que todas pudessem transformar as bolsas em mochilas, que apesar de serem pouco elegantes, abrangem as costas como um todo, sendo mais benéfico pela distribuição do peso pelas costas e ombros. O equilíbrio é indispensável para a saúde muscular, se tratando de coluna e membros”, explica.

E o tamanho do salto?

Já o salto alto tem divergências até na concepção de médios especialistas. De acordo com o Dr. Adalberto Caveari, um salto muito alto não faz bem para coluna, e por outro lado, nem as rasteirinhas são bem indicadas.

“Um salto muito alto, especialmente o salto agulha, força muito a planta dos pés. Já as rasteirinhas não são problemas para a coluna, mas inevitavelmente para as dores nos pés e tornozelos, pois quase sempre provocam a facite plantar, (uma inflamação da membrana que fica na sola dos pés) e o aparecimento do esporão de calcâneo. O uso do salto deve ser moderado, com altura de inclinação entre 2 e 5 centímetros. É o correto para não causar os malefícios e o suficiente para não perder a elegância”, comenta o ortopedista.

Já nos casos de dores latentes, os tratamentos variam de acordo com cada caso. Para os casos das bolsas pesadas, o indicado é a fisioterapia, a Reeducação Postural Global (RPG) e os medicamentos quando necessários. Depois desta etapa, a recomendação é o fortalecimento muscular através das atividades físicas.

Outra alternativa, mas já para os casos avançados, um tratamento de total eficácia e também indicado são as Ondas de Choque. Um método moderno e apesar de ser considerada uma cirurgia não invasiva, age com sucesso um enorme percentual das dores musculares ou ósseo articulares.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
...
bottom of page