Salto alto e bolsa pesada podem causar das dores na coluna
- Antonio Albino
- 13 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
Toda mulher, ou quase todas não dispensam o uso do salto alto o dia a dia. Postura correta, um andar elegante em dia. Mas o que muitas não sabem, é que o uso frequente do salto alto pode trazer malefícios. Assim como as bolsas, por exemplo.
É comum vermos a discussão entre o uso e o não uso de acessórios, principalmente para mulheres. Com a evolução da moda, as bolsas têm ficado cada vez maiores e pesadas, enquanto os saltos, de diferentes formatos e mais altos. O aumento do peso e da altura coincide também com o aparecimento de dores nos membros superiores e na coluna.
O que fazer? O não uso da bolsa ou fazê-lo da forma correta?
Segundo o ortopedista e traumatologista Adalberto Caveari da Policlínica Centrodador.com, o correto é usar a bolsa com o menor peso possível e não deixá-la sempre do mesmo lado do corpo. A compensação do peso evita o desgaste que causam as dores articulares. “O ideal mesmo é que todas pudessem transformar as bolsas em mochilas, que apesar de serem pouco elegantes, abrangem as costas como um todo, sendo mais benéfico pela distribuição do peso pelas costas e ombros. O equilíbrio é indispensável para a saúde muscular, se tratando de coluna e membros”, explica.
E o tamanho do salto?
Já o salto alto tem divergências até na concepção de médios especialistas. De acordo com o Dr. Adalberto Caveari, um salto muito alto não faz bem para coluna, e por outro lado, nem as rasteirinhas são bem indicadas.
“Um salto muito alto, especialmente o salto agulha, força muito a planta dos pés. Já as rasteirinhas não são problemas para a coluna, mas inevitavelmente para as dores nos pés e tornozelos, pois quase sempre provocam a facite plantar, (uma inflamação da membrana que fica na sola dos pés) e o aparecimento do esporão de calcâneo. O uso do salto deve ser moderado, com altura de inclinação entre 2 e 5 centímetros. É o correto para não causar os malefícios e o suficiente para não perder a elegância”, comenta o ortopedista.
Já nos casos de dores latentes, os tratamentos variam de acordo com cada caso. Para os casos das bolsas pesadas, o indicado é a fisioterapia, a Reeducação Postural Global (RPG) e os medicamentos quando necessários. Depois desta etapa, a recomendação é o fortalecimento muscular através das atividades físicas.
Outra alternativa, mas já para os casos avançados, um tratamento de total eficácia e também indicado são as Ondas de Choque. Um método moderno e apesar de ser considerada uma cirurgia não invasiva, age com sucesso um enorme percentual das dores musculares ou ósseo articulares.

Posts recentes
Ver tudoFoi dada a largada do projeto verão: você vai animado para a academia, promete não desistir e treina com força total. Mas nada em...
Um alerta ao que pode parecer ser uma simples dor de cabeça, se elas se tornarem freqüentes no seu dia a dia. O problema, segundo a...
Comments